domingo, 26 de junho de 2011

Quem foi Zamenhof?



Luiz Lázaro Zamenhof nasceu em 15 de dezembro de 1859, na cidade de Bialystok, atualmente na Polônia. Era judeu e passou sua infância nesta pequena cidade onde se falava 4 (quatro) línguas oficiais: o russo, o alemão, o polonês e o ídiche.
Com 6 anos de idade ele se perguntava: - Por que tantas divergências? Divergências de crenças, de raças e de línguas. Muitas vezes ocasionando a morte das pessoas.
Estudou várias línguas, entre elas: o francês, o alemão, o latim e o grego. Sonhava em constituir uma língua internacional. Ela deveria ser simples e lógica, acessível a todas as pessoas e não apenas aos letrados.
Na última série do ginásio, ele já havia concluído o projeto sobre a língua internacional e no dia 05 de dezembro de 1878, contando 18 anos de idade, juntamente com outros 7 amigos do ginásio festejaram o nascimento da Língua Internacional. Era a forma embrionária do que mais tarde seria o Esperanto.
Sua família o enviou para Moscou para estudar medicina e seu pai o fez jurar que abandonaria aquela idéia de língua internacional e pediu que lhe entregasse os cadernos que continham os originais do projeto.
Seu pai, por precaução, por temer pelo futuro do filho, queimou os manuscritos. Sua família muda-se para Varsóvia.
Seu pai não consegue mantê-lo em Moscou e aos 22 anos ele retorna ao convívio familiar.
Ao chegar, procura por seus manuscritos e não os encontra. Então, dirige-se a seu pai e pede-lhe que o liberte da promessa, pois queria dar continuidade ao seu trabalho.
Refez tudo com muito fervor, pois tinha guardado na memória tudo o que continha os originais queimados.
Aos 28 anos, Zamenhof concluiu a sua obra, depois de experimentos exaustivos e comprovações minuciosas com os estudos da gramática e vocabulário intensamente vividos e testados.
Zamenhof formou-se médico oftalmologista e faleceu em 14 de abril de 1917 aos 57 anos. O seu corpo repousa no cemitério israelita de Varsóvia, onde os esperantistas de todo o mundo lhe rendem homenagem depositando flores em seu túmulo.
Todos os anos, no dia 15 de dezembro são realizados eventos esperantistas no mundo inteiro, para comemorar o aniversário do criador da Língua Esperanto.


Publicado no Informativo I.D.H.P, edição nº 7 -Novembro de 2009. Ano 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário